Já imaginou um estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) escrevendo a
própria autobiografia? É exatamente isso que acontece nas Oficinas “Minha
história dá um livro”, do Projeto ALFA-EJA Brasil, realizadas entre 27 de
outubro e 14 de novembro. A iniciativa é realizada pelo Instituto Paulo Freire
e tem a parceria da Petrobras.
O Projeto reúne educandos da EJA, de 15
municípios participantes, oferecendo um espaço de diálogo, reflexão e protagonismo.
Entre as cidades atendidas estão: Carauari (AM), Coari (AM), Oiapoque (AP),
Belém (PA), Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Icapuí (CE), Alto do Rodrigues (RN),
Conde (BA), Araçás (BA), São Francisco do Conde (BA), Santa Luzia do Itanhy
(SE), Brejo Grande (SE), Ipojuca (PE) e Cabo de Santo Agostinho (PE).
Com o tema “Reflexões sobre histórias de
vida”, as oficinas estimulam a leitura, a escrita autobiográfica e a construção
coletiva de narrativas, valorizando as experiências de cada participante — um
princípio da metodologia freiriana. A programação inclui leitura de trechos da
obra de Carolina Maria de Jesus, obra literária de uma mulher negra e de origem
popular, que inspira reflexão sobre identidade, história e transformação
social.
“A oficina é um convite para que os educandos
e as educandas reconheçam o valor de suas histórias e percebam que cada
trajetória pode, sim, virar um livro. É um momento de escuta, diálogo e
respeito, em que todos aprendem uns com os outros”, explica Sônia Couto,
educadora formadora do Projeto.
Cada município contará com duas turmas de 30
estudantes, participando de quatro encontros de duas horas, conduzidos por
educadores articuladores sociais e educadores das turmas. Durante as
atividades, os estudantes da EJA vão refletir sobre sua história, dialogar com
trechos da autobiografia de Carolina Maria de Jesus e produzir sua própria
narrativa, podendo recorrer à ilustração ou à oralidade quando necessário.
A iniciativa promove diálogo, escuta e
valorização das trajetórias individuais, fortalecendo a autoestima e
incentivando os educandos a reconhecerem suas histórias como experiências
valiosas e transformadoras.
Sobre o Projeto ALFA-EJA Brasil
Realizado pelo Instituto Paulo Freire, em
parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o
ALFA-EJA Brasil tem como missão promover formações, assessoria pedagógica,
oficinas, encontros e ações culturais com foco no fortalecimento da EJA como
política pública essencial. A iniciativa busca garantir o direito à educação
para pessoas jovens, adultas e idosas e contribuir no combate ao analfabetismo
no país.
Ao longo dos próximos anos, até final de 2027, o projeto desenvolverá uma série
de ações em 15 municípios de forma presencial e a distância, e em 62 municípios
de forma online. As principais iniciativas envolvem formações e assessorias
pedagógicas para educadores e gestores da EJA, oficinas de leitura e escrita
para educandos, o curso online "Como Alfabetizar com Paulo Freire", a
produção e distribuição de materiais pedagógicos (como cadernos, vídeos e
podcasts), encontros comunitários, lives formativas e a criação do Centro de
Referência da EJA (CREJA), voltados à memória, formação e articulação local.
Leitura
do Mundo: uma análise sobre cada território
A primeira fase do projeto, chamada Leitura
do Mundo, foi realizada pela equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire, ao
longo do mês de abril, nos 15 municípios que são atendidos de forma presencial
e a distância. A etapa envolveu visitas, escutas e diálogos com educadores,
gestores, movimentos sociais e comunidades locais, com o objetivo de
compreender as realidades e desafios de cada território.
Lançamento oficial foi celebrado em
quatro lives no Youtube
O projeto foi lançado em agosto com transmissões ao vivo pelo canal da
iPF.Tv no YouTube
(https://www.youtube.com/@ipftvcanal), que reuniram representantes das
Secretarias Municipais de Educação, gestores, educadores e comunidades locais.
As lives apresentaram os objetivos e metodologias do projeto e reforçaram a
valorização da cultura e da identidade regional.
Assessorias e formações para as
secretarias municipais de educação
Entre 8 e 30 de setembro, o Projeto ALFA-EJA Brasil realizou formações
presenciais em 15 municípios do Norte e Nordeste para secretarias, gestores e
educadores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). As atividades
apresentaram os resultados da primeira etapa Leitura do Mundo, promoveram
debates, reflexões e momentos culturais, fortalecendo vínculos e alinhando os
próximos passos do projeto.
Lançamento do Podcast: “ALFA-EJA
Transforma Brasil”
No Dia do Professor, 15 de outubro, estreou o podcast “ALFA-EJA Transforma
Brasil: o podcast freiriano”, que propõe diálogo e reflexão sobre os desafios e
transformações da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no país. O
episódio de estreia, “A práxis de Paulo Freire e a EJA”, reúne especialistas e
educadores para discutir como a prática freiriana segue atual e necessária
diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira. O programa terá mais
dois episódios inéditos até o final do ano.
Sobre o Instituto de Educação e
Direitos Humanos Paulo Freire
O Instituto Paulo Freire foi fundado em 1991, com a
missão de promover uma educação emancipadora e humanizadora, inspirada nas
ideias de Paulo Freire. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Instituto
trabalha para combater injustiças sociais e educacionais e promover a
transformação social, por meio de práticas educativas que busquem a autonomia e
a igualdade de direitos. O Instituto é uma rede global com unidades
independentes, em mais de 90 países, e continua a inspirar gerações de
educadores e educandos.
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Patrícia Giuffrida e Marcus Vinícius Magalhães
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