Por: Redação Conde FM
A polêmica sobre o local de instalação da nova biorefinaria da Ace len ganhou um novo capítulo. Um vídeo que circulou nas redes sociais, atribuído ao prefeito de Candeias, gerou burburinho ao sugerir que o empreendimento seria implantado naquele município. Em uma ação de jornalismo investigativo e para desmistificar o boato, a reportagem do Bahia Política (com Jutan Araújo) contatou ao vivo o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Francisco do Conde, Luiz Basanez , que foi categórico: " a biorrefinaria será instalada em São Francisco do Conde".
Esclarecimento em Tempo Real
A reportagem levantou a dúvida após o vídeo questionável circular, visto que todas as licenças e documentações da Selen foram emitidas pela Prefeitura de São Francisco do Conde, e a área em questão pertence ao território municipal.
"Eu não quero nem acreditar que esse vídeo é real, eu quero imaginar que foi inteligência artificial ou algo parecido," afirmou o jornalista, antes de ligar para o secretário.
Em entrevista exclusiva, Luiz Basanez confirmou a suspeita de fake news, sugerindo que o vídeo poderia ser um trabalho de Inteligência Artificial (IA)ou desinformação. "Só posso prever que foi IA, inteligência artificial," declarou o secretário, ressaltando que mantém diálogo constante com o prefeito de Candeias, que está ciente de que a instalação será em Mataripe, território pertencente a São Francisco do Conde.
Localização Confirmada e Benefícios Regionais
Basanez foi enfático ao garantir a localização, dissipando qualquer dúvida sobre a validade das informações que circulam:
"Lhe dando total segurança e firmeza que a refinaria, a biorrefinaria será instalada dentro do município de São Francisco do Conde, Mataripe , onde está ali a Selen hoje. [...] Isso está confirmado, as licenças estão sendo tiradas gradativamente pelo INEMA, esperando para que chegue a nossa parte, para nós podermos concluir a licença e darmos partida."
O secretário reconheceu que a Selen tem dialogado com cidades vizinhas, como Candeias e Madre de Deus, para prestar satisfação da chegada do empreendimento. No entanto, o foco é o benefício regional, e não a localização do projeto em si.
"Não impede também que os empregos não vão ser específicos somente para a população de São Francisco, mas da região, vai beneficiarMadre de Deus, vai beneficiar Candeias, São Sebastião do Passé, que é o famoso quarteto do petróleo," pontuou o jornalista.
Basanez reforçou que, embora a biorrefinaria pertença ao grupo Mubadala , ela será instalada em São Francisco do Conde, mas seu impacto positivo se estenderá a toda a região, especialmente na geração de emprego e mão de obra.
Biocombustível vs. Arrecadação
A entrevista também abordou a recente viagem de vereadores a Brasília. O secretário Basanez esclareceu que a ida dos vereadores, a convite do deputado federal Jorge Solla, não tem relação com o projeto da biorrefinaria .
"A biorrefinaria é uma planta nova que não tem nada a ver com a ida da audiência proposta pelo deputado federal Jorge Solla", explicou.
A pauta da viagem foi a queda de arrecadação do município e a discussão dos prejuízos ambientais deixados pela Petrobras.
Ao finalizar, Basanez fez um apelo pela transparência e pelo diálogo em meio às dificuldades financeiras do município, destacando que a "guerra não resolve nada" e que a desinformação só prejudica a população.
Postar um comentário