Por: Redação Conde FM
São Francisco do Conde, BA — O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu a luz de alerta para a população de mais de 350 municípios da Bahia, emitindo quatro avisos de nível amarelo, que indicam "perigo potencial" de condições climáticas adversas. O alerta é válido, com foco especial, para cidades do Recôncavo Baiano e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus e Santo Amaro.
As previsões apontam para um período de tempo instável e perigoso, com as cidades devendo permanecer em estado de atenção a partir da noite deste domingo (19) e se estendendo até a próxima terça-feira (21).
Duas Ondas de Chuva e Ventos Costeiros
O Inmet prevê a chegada de uma frente fria que deve cobrir grande parte do Recôncavo e da RMS, provocando duas ondas de chuva intensa. A população deve se preparar para a possibilidade de precipitações volumosas, variando entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, que podem gerar transtornos e alagamentos.
Além do volume de água, os ventos também preocupam. Há previsão de ventos fortes, podendo atingir entre 40 e 60 km/h, acompanhados de alertas específicos para ventos costeiros nas cidades litorâneas. Adicionalmente, o Inmet ressalta a possibilidade de baixa umidade em algumas regiões do estado, compondo um quadro complexo de instabilidade climática.
O cenário geral para as cidades sob alerta é de tempo fechado, com pancadas de chuva de maior intensidade nas áreas próximas ao litoral. A recomendação primordial é a de que a população acompanhe de perto os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período.
Onde Buscar Ajuda
Diante de qualquer sinal de emergência, como alagamentos, deslizamentos ou problemas estruturais causados pelos ventos e chuvas, o Inmet reitera a importância de contatar imediatamente os órgãos de segurança.
Defesa Civil SFC: Disque 71 3651-8099
Corpo de Bombeiros: Disque 193
Defesa Civil: Disque 199
A colaboração e a prevenção da população são cruciais para minimizar os impactos do mau tempo.
Postar um comentário