Por: Redação Conde FM -
A Prefeitura de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, gerou uma enorme polêmica e preocupação ao publicar no Diário Oficial uma lista com os nomes completos de mais de 600 pessoas que vivem com HIV. A divulgação ocorreu no sábado (20) e estava relacionada à suspensão do benefício de passe livre no transporte coletivo urbano. Além de pessoas com HIV, o documento também expôs dados de pacientes com fibromialgia e anemia falciforme.
A exposição indevida de informações de saúde, que são sigilosas por lei, causou imediata indignação. Embora a edição do Diário Oficial tenha sido retirada do ar horas depois da publicação, o dano já estava feito. A medida levanta sérias questões sobre a segurança e o tratamento de dados pessoais pela gestão municipal.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido e atribuindo a divulgação a uma “falha do sistema”. A secretaria reforçou o compromisso da prefeitura com a preservação da identidade dos cidadãos, mas a justificativa técnica não apaga o risco e a quebra de confiança causados pela exposição. A situação é particularmente grave para pessoas que vivem com HIV, que frequentemente enfrentam estigma e discriminação na sociedade.
Postar um comentário