Ouça Nossa Rádio

   

A "PEC DA BLINDAGEM" RACHA A BANCADA BAIANA NA CÂMARA.

Por: — Redação Conde FM:


 
Uma votação que prometeu ser histórica na Câmara dos Deputados dividiu a bancada baiana e escancarou divergências entre os parlamentares do estado. Na noite de terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, apelidada de “PEC da Blindagem”, foi aprovada em primeiro turno, mas não sem resistência. A matéria, que visa ampliar as prerrogativas de deputados e senadores, limita a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às investigações e prisões de congressistas.

O placar na Câmara foi apertado, mas na bancada da Bahia, a aprovação foi majoritária. Dos 39 deputados baianos, 22 votaram a favor da PEC, enquanto 14 se posicionaram contra. O restante da bancada, um deputado, se absteve, e dois não participaram da votação.


A divisão possui linhas partidárias e ideológicas bem definidas. Partidos como União Brasil, PL e PP lideraram o grupo de votos completos, que incluía nomes de peso como Claudio Cajado (PP), relator da proposta, Elmar Nascimento (União Brasil) e Roberta Roma (PL). Por outro lado, partidos de esquerda como PT, PSB e PCdoB votaram em bloco contra a proposta. Figuras como Alice Portugal (PCdoB), Lídice da Mata (PSB), Jorge Solla (PT) e o polêmico Pastor Isidório (Avante) se destacaram no “não”.


Por que a PEC divide opiniões?

A proposta é motivo de um intenso debate em Brasília. Os defensores da PEC argumentam que ela é fundamental para garantir a independência e a autonomia do Poder Legislativo, protegendo os parlamentares de interferências indevidas. Já os críticos da matéria veem a proposta de um verdadeiro retrocesso, que pode enfraquecer o combate à corrupção e abrir caminho para a impunidade, criando uma espécie de “privilégio” para políticos.

A PEC 3/2021 agora segue para a segunda e última votação na Câmara. Se for aprovado, o texto será enviado ao Senado, onde também será necessário o apoio da maioria para mudar a lei.


 

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade