Por: Redação Conde FM
Mais de dois anos após assumir o governo da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) teve sua primeira reunião institucional com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e reuniu secretários estaduais e municipais.
A reunião teve como foco principal a segurança pública, a educação, a saúde, mobilidade urbana e obras estruturantes.
Segurança: integração entre Estado e Município
Entre as ações discutidas, destaque para o compartilhamento de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial entre o governo estadual e a Prefeitura de Salvador. O sistema será integrado à Guarda Municipal e visa fortalecer ações do Plano Municipal de Segurança Pública, que receberá apoio orçamentário do Estado.
“Não se trata de uma reunião política, mas de trabalho. A segurança é uma pauta prioritária, e não tem cor partidária”, disse Jerônimo, ao lado do prefeito.
Educação: transição gradual dos alunos da rede estadual, Atualmente, cerca de 61 mil alunos do ensino fundamental em Salvador continuam sob a responsabilidade da rede estadual. Jerônimo e Bruno discutiram como o município poderá, gradualmente, assumir essa responsabilidade, com o Estado oferecendo suporte técnico e financeiro para que a transição ocorra sem prejuízos à educação pública.
Saúde e serviços sociais, na área da saúde, os dois gestores trataram do fortalecimento da atenção básica, além da ampliação da cobertura de serviços móveis e postos de saúde. A cooperação também envolverá programas sociais como o Mãe Bahia e expansão de unidades do CRAS.
Obras e mobilidade, a mobilidade urbana também esteve na pauta, com discussões sobre integração entre os sistemas de transporte, VLT do Subúrbio, e as obras da ponte Salvador-Itaparica. As gestões sinalizaram cooperação mútua para agilizar licenças e intervenções que destravem os projetos.
Diálogo acima da disputa, apesar das divergências partidárias, tanto o prefeito quanto o governador enfatizaram a importância da parceria institucional.
“A população quer solução, não disputa. Salvador precisa de ação conjunta entre as esferas”, disse Bruno Reis.
A expectativa agora é que grupos de trabalho formados por equipes técnicas do Estado e da Prefeitura avancem nos projetos discutidos. O objetivo é que novos encontros ocorram nos próximos meses para garantir o andamento das ações integradas.
Postar um comentário