Cantora viveu o Kuarup com o povo Kuikuro, encontrou o Cacique Raoni e fez críticas a projetos de lei que ameaçavam os direitos indígenas. A publicação foi feita em seu perfil oficial no Instagram.
A cantora Anitta participou em suas redes sociais uma experiência marcante na Terra Indígena do Xingu. A convite de lideranças indígenas e de organizações defensoras dos direitos dos povos originários, ela participou da gravação de um especial do programa Domingão com Huck , visitando a aldeia Ipatse, do povo Kuikuro , e presenciando o Kuarup , ritual tradicional que celebra a memória dos ancestrais.
Durante a viagem, Anitta também visitou o povo Kayapó e conheceu pessoalmente o líder histórico Cacique Raoni , reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da floresta e dos territórios indígenas.
Em sua postagem, o artista fez um forte apelo pela defesa dos direitos indígenas e alertou sobre os riscos de retrocessos legislativos. Ela destacou que o Congresso Nacional analisa propostas como o PL 6040/2023 , que pode liberar garimpo em terras indígenas, e a Lei 14.701/2023 , que ameaça inviabilizar novas demarcações.
“Como faremos isso se o Congresso Nacional pode a mineração em grande escala nesses territórios ou impedir novas demarcações?”, questionou a cantora.
Anitta também reforçou a importância do papel dos povos indígenas no combate às mudanças climáticas e no cuidado milenar das florestas brasileiras. Em sua publicação, ela incentivou seus seguidores a acompanharem e apoiarem organizações como:
-
@midiaindigenaoficial (Mídia Indígena)
-
@apiboficial (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)
-
@anmigaorg (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade)
"Os povos indígenas precisam ser ouvidos, considerados e respeitados. Eles são parte da solução para um futuro mais verde e sustentável", escreveu.
A postagem original foi publicada no Instagram oficial da artista, em @anitta , e pode ser conferida na íntegra no perfil dela.
Postar um comentário